canonices.blogspot.com

terça-feira, novembro 07, 2006

Canónicos


GREGORIO IX

Sucessor do Papa Honório III (Cencio Savelli), Ugo, o conde de Segni era parente de Inocencio III, assumiu a direcção da Igreja de Cristo sob o nome de Gregório IX no ano de 1227, tendo-a governado até o ano de 1241.
No seu pontificado, a conhecida Ordem dos Guilhermistas (fundada pelo já falecido
São Guilherme de Maleval) havia já se expandido e ramificado por toda a França, Alemanha, Itália e Holanda. Foi nesta época que o Papa Gregório IX aprovou definitivamente a Ordem dos Guilhermistas, dando-lhe a regra de São Bento.
Fundou e organizou a Santa Inquisição Pontifícia com o objectivo de reprimir as heresias, com a promulgação da bula "Licet ad capiendos" em
1233. Canonizou São Domingos de Gusmão, Santo António de Pádua e o seu amigo São Francisco de Assis depois da sua morte, em 1228.

Excomungou o rei Frederico por contestá-lo e quando a luta o deixava respirar, Gregório dedicava seu tempo a reforma do Direito Canónico e confiou a São Raimundo de Peñafort, a redacção das novas "Decretalia". Pela Bula Parens Scientiarum, Gregório criou as bases da Universidade de Paris, estabelecendo com precisão as relações entre a Universidade autónoma e o governo do rei. Também se dedicou a reforma da Inquisição e protegeu tanto aos franciscanos como aos dominicanos. Enquanto Frederico ordenava que fossem queimados vivos os monges destas duas ordens.

André Bittencourt ~ 741