canonices.blogspot.com

terça-feira, novembro 07, 2006

Canónicos


Papa Bonifácio VIII

Benedicto Caetani nasceu no ano de
1235, foi Papa de 24 de Dezembro de 1294 até à data da sua morte em 11 de Outubro de 1304. Desempenhou missões em França antes da eleição, ocorrida após a resignação do Papa Celestino V. Um dos seus primeiros actos foi mesmo colocar o antecessor na prisão. Procurou enquanto Papa manter a supremacia temporal da Santa Sé em oposição a Filipe, o Belo. Para protestar contra os abusos deste em matéir afiscal, publicou a bula Clericis laicos em 24 de Fevereiro de 1296, na qual proíbe o lançamento de impostos sobre a Igreja sem prévio acordo de Roma. O rei respondeu proibindo a exportação de dinheiro francês para os Estados Pontifícios. A questão termina com a bula Etsi de statu de 31 de Julho de 1297, em que apenas se exige o apoio prévio dos bispos franceses.
No jubileu de
1300 grande quantidade de peregrinos afluiu a Roma. Encorajado por isso, Bonifácio VIII recomeça as hostilidades contra o rei de França, protestando contra a violação da imunidade judiciária do clero e convoca os bispos franceses para um concílio. Afirma o princípio da supremacia temporal do Papa na bula Unam sanctam de 18 de Novembro de 1302. O enviado do rei francês insulta e prende o Papa em Roma, intimando-o a resignar, mas só tem a resposta “antes morrer”. Bonifácio VIII é libertado pelos seus fiéis três dias depois, morrendo no mês seguinte.
Curiosidade:
Dante retratou na Divina Comédia Bonifácio VIII: embora ainda vivo à data do texto, estava destinado ao Inferno— especificamente ao Oitavo Círculo, num poço especial reservado aos Papas culpados de simonia.