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segunda-feira, janeiro 15, 2007

Ivo de Chartres (1040-1116)
Um dos mais notáveis bispos de França e o canonista mais importante antes de Grácio no Ocidente, nasceu no seio de uma família nobre no ano 1040; morreu em 1116. Dos subúrbios de Beauvais, iniciou os seus estudos primeiro em Paris e posteriormente na Abadia de Bee na Normandia, ao mesmo tempo que Anselmo de Cantuária, ouvindo as aulas de Lanfranc. Cerca de 1080 tornou-se, por vontade do seu bispo, prior dos cânones de St-Quentin em Beauvais. Era já na altura um dos melhores professores em França e por isso preparou-se para inspirar uma nova vida nas célebres escolas de Chartres, cidade da qual seria nomeado bispo em 1090, pelo que o seu predecessor, Geoffroy, fora deposto por simonia. O seu governo episcopal, no princípio com a oposição dos simpatizantes de Geoffroy, prolongou-se por 25 anos.
Ivo de Chartres foi inúmeras vezes consultadas por razões, teológicas, litúrgicas, políticas e essencialmente canónicas. Da sua vida muito pouco se sabe para além do que escreveu. Como bispo, lutou tenazmente contra Filipe I, que tencionava separar-se de Bertha, com quem estava casado, e casar com Bertrade de Anjou (1092); a sua oposição resultou em pena de cadeia. Na luta das Investiduras que ocorreu em França, e especialmente na Alemanha, Ivo representava a parte moderada. Contudo veio a falecer antes de poder ver o triunfo final das suas ideologias com a Concordat of Worms (1122), mas podemos dizer que o seu empenho e a sua doutrina abriram caminho para um acordo satisfatório para ambas as partes envolvidas. O seu ponto de vista sobre este assunto estão expressas nas suas cartas, especialmente as dos anos 1099, 1106, e 1111 (Epistolae, LX, CLXXXIX, CCXXXII, CCXXXVI, CCXXXVII, etc.); estas mesmas cartas continuam a ser observadas no que diz respeito à relação entre a Igreja e o Estado, a validade dos Sacramentos administrados pelos hereges, simonia, etc.
Obras
As obras de Ivo de Chartres podem ser divididas em três temas; escritos canónicos, cartas, e sermões. Mas o que nos interessa aqui são os escritos canónicos.
Escritos canónicos
Para os escritos canónicos ver especialmente “CANONS, COLLECTIONS OF ANCIENT”, sub-título Collection of Yvo of Chartres. Mas as obras mais importantes "Decretum” em 17 livros e "Panormia" em oito livros, sendo que o último foi sem dúvida a obra-prima de Ivo de Chartres. Ambos foram elaborados antes de 1096, mas “Panormia” teve uma projecção muito superior a “Decretum”; as suas obras destacam-se porque ele oferece um número muito maior de cânones. Como facilmente se pode compreender, a Teologia e o Direito Canónico nesta altura ainda não se distinguem uma da outra; os capítulos sobre a Trindade, Encarnação, e especialmente sobre os Sacramentos têm muita importância nesta relação. Mas a obra que é possivelmente uma das mais importantes é o prefácio, "Prologus", que oferece novos dados para a resolução da discrepância entre as obras dos Padres da Igreja e os documentos dos Concílios. Ivo de Chartres ofereceu novos dados para a hierarquia da reconciliação de leis discordantes, um sistema com muita importância no que diz respeito ao método, que favorecia o crescimento da escolástica.
Mantém-se a festa deste Santo, desde 1570, a 20 de Maio; contudo, desconhece-se a altura em que foi canonizado.

Márcio Ferreira
Teologia, nº 745